QUEM SOMOS
CARTILHA DA CATARATA
DICIONÁRIO DA CATARATA
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
MUSEU VIRTUAL DA CATARATA
LOCALIZE UM ESPECIALISTA
CONTATO
 
Conselho Brasileiro de Oftalmologia

CARTILHA DA CATARATA / TIPOS DE CATARATA
 

O QUE É CATARATA | TIPOS DE CATARATA |A VISÃO DO PORTADOR DE CATARATA |CIRURGIA DE CATARATA |O QUE É PRECISO SABER ANTES DE DECIDIR PELA CIRURGIA | CENTROS CIRÚRGICOS PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA | LENTES INTRAOCULARES


« voltar

Catarata Traumática: agressão física, grandes quedas e acidentes automobilísticos são exemplos de situações críticas que podem ocasionar este tipo de catarata. Por isso, ao passar pelas situações citadas ou similares consulte um oftalmologista.

Catarata Congênita: é aquela que está presente no portador desde seu nascimento. Em geral, ocorre quando a gestante sofre de rubéola no início da gravidez e também pode ser hereditária.

Catarata Medicamentosa: todo medicamento tem em sua fórmula substâncias específicas para tratar um determinado problema. Pessoas que usam remédios por conta própria, sem a recomendação de um médico estão arriscando a saúde. Alguns medicamentos, entre eles o corticoide, que em longo prazo têm em sua composição um elemento chamado corticóide que, em longo prazo ou em excesso, pode propiciar o surgimento da catarata.

Inflamatória: inflamações intra-oculares podem ocasionar catarata. Para evitar esta complicação o ideal é consultar um oftalmologista sempre que notar algo diferente nos seus olhos ou na sua visão. Dor, vermelhidão, cansaço visual e sensibilidade a luz podem ser um sinal de algo não vai bem.

Catarata Senil: o passar dos anos atinge todas as partes do corpo. Em função do envelhecimento, o cristalino perde suas características (transparência e mobilidade) dando origem a catarata.

Catarata Metabólica: alterações do metabolismo como diabetes, colesterol alto, doenças do fígado, hormônios tambem podem levar a formação de catarata.

Doenças como glaucoma e diabetes também podem favorecer o surgimento de catarata.

 
 
 
Produtora