QUEM SOMOS
CARTILHA DA CATARATA
DICIONÁRIO DA CATARATA
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
MUSEU VIRTUAL DA CATARATA
LOCALIZE UM ESPECIALISTA
CONTATO
 
Conselho Brasileiro de Oftalmologia

CARTILHA DA CATARATA / A VISÃO DO PORTADOR DE CATARATA
 

O QUE É CATARATA | TIPOS DE CATARATA |A VISÃO DO PORTADOR DE CATARATA |CIRURGIA DE CATARATA |O QUE É PRECISO SABER ANTES DE DECIDIR PELA CIRURGIA | CENTROS CIRÚRGICOS PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA | LENTES INTRAOCULARES


« voltar

Imagine que você esta hospedado em um luxuoso hotel com vista privilegiada para o Pão de Açúcar, ou para a Torre Eiffel, ou para a Estátua da Liberdade. Com certeza seria uma imagem inesquecível desde que as janelas do quarto de hotel estivessem devidamente limpas e transparentes. Neste momento, uma janela embaçada colocaria tudo a perder.

E, infelizmente, é assim que o portador de catarata enxerga. Mesmo as paisagens mais belas são ofuscadas por “uma janela embaçada”, vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana.

Isso acontece porque a lente natural do olho, denominada cristalino, se torna opaca por vários motivos, sendo mais comum o envelhecimento. Esta lente, que como o nome sugere, deveria ser límpida e transparente para permitir a passagem de luz até a retina e, consequentemente, a formação das imagens. Quando a opacificação acontece tudo se torna turvo e embaçado.

A catarata pode levar à cegueira reversível. Atualmente já existe tratamento cirúrgico para esta doença que atinge cerca de XX de pessoas em todo o mundo.

 
 
 
Produtora